quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Me deixa morar nesse Azul



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

AZUL
Fundada em 2008
Principais centros
de operações Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas

Outros centros
de operações
Programa de milhagem Tudo Azul
Serviço VIP
Aliança comercial {{{aliança_comercial}}}
Frota 12 aeronaves
Destinos 14 localidades
Companhia
administradora
Sede Barueri, São Paulo
Pessoas importantes David Neeleman
Pedro Janot
Sítio oficial www.voeazul.com.br

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A é uma companhia brasileira de aviação comercial, com sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri[1][2].

Criada e comandada pelo estadunidense nascido em São Paulo, David Neeleman, que também foi o fundador da JetBlue, entrou em operação em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau.

A previsão da companhia é de, até o ano de 2013, servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil ponto-a-ponto, com uma frota composta exclusivamente de jatos da Embraer, modelos 190 e 195. Para isso foi anunciada a encomenda firme de 36 aeronaves, além de mais 20 com opção de compra e outras 20 com direito a compra.[3]

Sete meses após do inicio das operações, em junho de 2009 a Azul ocupa o terceiro lugar do ranking segundo a participação das empresas aéreas no mercado doméstico, com 4,3%, superando à OceanAir (2,6%) e a Webjet (4,2%). A líder é a TAM com uma participação de 44,8%.[4]

Nome da empresa
O nome da companhia aérea foi escolhido através de um concurso na internet, denominado "Você Escolhe", que durou 30 dias e resultou em milhares de participantes. Embora Samba tenha sido o nome mais votado, a empresa optou pelo nome Azul. A disputa foi tão acirrada entre as duas opções, que a nova empresa decidiu premiar com o passe vitalício tanto o internauta que propôs pela primeira vez o nome Azul, quanto o que propôs Samba. Os dois vão poder viajar de graça, com um acompanhante, por toda a vida.[5]


[editar] História
Em 2007, David convidou um seleto grupo de executivos de aviação, com quem já havia trabalhado, para formatar o projeto, batizado então de ´´ New Air``.[carece de fontes?] Gerald Lee, o primeiro executivo que veio para o Brasil, imediatamente começou a desenhar a estrutura corporativa e financeira da nova companhia e a negociar os jatos da Embraer. Trey Urbahn, hoje Vice - presidente de Marketing, debruçou-se sobre as estratégias de vendas, sobre o marketing e sobre o planejamento de linhas e frotas. Ao final daquele ano, David e sua equipe de executivos começaram a visitar potenciais investidores. Com seu histórico, não foi difícil encontrar parceiros, que logo se comprometeram a investir US$ 150 milnões na nova companhia. Em fevereiro de 2008, o grupo chegou ao Brasil e começou a contratar talentos locais.[carece de fontes?]


[editar] Frota
A frota da empresa é composta exclusivamente por aviões da Embraer, modelos 190 e 195, com 106 e 118 assentos respectivamente. Antes da Azul, o próprio David Neeleman já tinha tido uma boa experiência com essa aeronave na JetBlue, "launch customer" desse modelo de aeronave. Por ter apenas quatro assentos por fileira e maior espaço para as pernas, os Embraer 190 e 195 apresentam nível de conforto diferenciado para o passageiro, comparado ao das concorrentes Tam, Gol, Varig e OceanAir.[carece de fontes?]

Frota de aeronaves da AZUL Aeronave Total Passageiros
(executiva/econômica) Notas
Embraer 190 6 (3 pedidos) 106 (0/106)
Embraer 195 5 (26 pedidos) 118 (0/118)

Tem hora pra tudo!



Hora de relaxar!



Hora de Trabalhar!



Hora de festa!

domingo, 1 de fevereiro de 2009